sexta-feira, 7 de março de 2014

Você é um convidado inconveniente?

Já passei e já vi muitas coisas desagradáveis em casamentos em relação ao comportamento dos convidados... Aqui vai umas dicas e "toques" para aqueles que acham que se comportam direitinho e na realidade não é bem assim...


Imagina só ter que se preocupar com todos os detalhes da festa (igreja, fornecedores, buquet, roupa, cabelo, maquiagem e mais um monte de itens) e ainda ter que providenciar transporte para os convidados?! Acredite, tem convidado que pede carona aos noivos. Se você não tem como ir à festa, peça ajuda de um amigo, colega do trabalho ou amigo do amigo, mas não peça isso aos noivos, eles não terão como atender sua solicitação.


Esse tipo é o que mais dá dor de cabeça e tira a paciência dos pombinhos. Normalmente, nem é tão próximo dos noivos, dá opinião sem ser consultado, reclama de tudo, não aprova nenhuma ideia do casamento, enche a festa de defeitos e nunca percebe que está sendo inconveniente. Se a crítica não for para ajudar o casal, é melhor guardar sua opinião sobre o vestido que a noiva escolheu ou o tipo de festa que o casal vai dar. Casamento é uma festa que deve ter a personalidade dos noivos e não é feita para atender os caprichos de convidados chatos.


 Às vezes, os pais esquecem que a festa é dos filhos e não deles. Já ouvi relatos de festas lindas que foram desanimadas e terminaram cedo porque a maioria dos convidados era de amigos da família de um dos noivos (colegas do trabalho, políticos influentes...). Resultado: o casal conhecia pouca gente que estava na própria festa. Se os pais ajudam financeiramente, deve ser para realizar o sonhos dos filhos e não para ostentar as bodas perante a sociedade. A alegria dos noivos deve estar sempre acima de tudo e a festa de casamento não deve ser encarada como uma campanha política ou o chá da tarde com as amigas da mãe.

Se o casamento da sua prima foi um verdadeiro desastre, a próxima noiva da turma não precisa saber disso. Jamais, em hipótese alguma, diga que ela está gorda e não vai conseguir emagrecer para o dia do casamento ou que sempre chove naquela data. Ainda tem aquele grupo de mulheres infelizes que insistem em dizer que casamento acaba com o romantismo e que o futuro marido da noiva nunca mais vai ser bonzinho e gentil. Não seja estraga prazer da felicidade alheia. Se você não tem algo bom para falar, cala-se. Melhor tomar um banho com ervas para livrar-se de tanto mau olhado, meninas!

Beber demais e estragar a festa
Festa de casamento é para ser celebrada, sim. Mas com moderação. Cada um sabe seu limite e não tem nada pior do que uma pessoa chamar mais atenção do que os próprios noivos por ter bebido além da conta. Tal situação causaria uma decepção enorme e ficaria para sempre registrada negativamente na memória dos noivos que tanto se dedicaram para ter uma festa bacana.




Convidadas com roupa branca
A não ser que seja um pedido dos noivos, como foi o da minha amiga e parceira do blog Bárbara Nascimento, a roupa branca está completamente vetada para as convidadas. Branco é a cor escolhida pela maioria esmagadora das noivas, que têm todo o direito de exclusividade no próprio casamento.



Levar pessoas que não foram convidadas
Aconteceu comigo e com muitos amigos meus. Fiquei indignada ao me deparar com pessoas desconhecidas na minha festa! É muita falta de educação e consideração, já que os noivos certamente deixaram de chamar pessoas de seu círculo social para que a festa coubesse no orçamento. Normalmente, os buffets cobram por pessoa, por isso que muitos exigem o convite individual na recepção da festa.




Levar vários docinhos e lembranças
Acreditem se quiserem, tem muita gente com o feio costume de encher a bolsa com docinhos, bem-casados, lembranças e afins. Em primeiro lugar, é preciso pensar no próximo. Já saí de muitas festas de mãos abanando porque acabaram as lembrancinhas. Já aconteceu também de os noivos prepararem uma linda mesa de doces e sequer deu tempo de fotografar, tamanha a afobação dos convidados. Convenhamos...


Reclamar para os noivos
Por pior que tenha sido a festa, na sua opinião, jamais fale para os noivos. É só se colocar no lugar deles para saber que você ficaria chateado de ouvir reclamações sendo que o objetivo da festa é sempre agradar. Não é questão de mentir, mas sim de ter bom senso.



Convidado pidão é o que não falta! Todo casamento tem uma prima, parente distante ou um amigo sem noção para fazer um pedido especial (mais para intimação do que para pedido). Tem quem peça (ou obrigue) para ser padrinho, outros que oferecem os filhos para damas e pajens e ainda quem tem a audácia de pedir para levar convidados extras que nem conhecem o casal...


Nenhum comentário:

Postar um comentário